Dicas eficazes para melhorar as relações familiares

Melhorar as relações na família

Se você quer aprender como gerar um vínculo saudável com os integrantes da sua família, no seguinte artigo você encontrará conselhos que te ajudarão a consegui-lo.

Ninguém escolhe a família na qual nasce. A convivência com a família pode ser uma questão difícil, sobretudo quando você já entrou numa idade em que precisa de independência ou já se independizou.

Os problemas não surgem somente da convivência, também em famílias que não convivem, podem existir atritos que impedem curtir os momentos compartilhados.

A ideia, neste artigo, não é mudar a forma de pensar dos integrantes da sua família, mas sim de encontrar a forma de aproveitar as coisas positivas de cada um e gerar um vínculo sadio e cheio de amor.

Conselhos para fortalecer os familiares

Siga estes conselhos para aprender a melhorar as relações na família.

  • Respeite os pontos de vista. Em todas as famílias existem pessoas que não concordam entre si, por mais próximos que sejam, as diferenças enriquecem a diversidade. Portanto, não gaste energia em discutir com aqueles que não compartilham sua forma de ver o mundo.
  • Dedique tempo a família. Se você convive ainda com eles, dedique um tempo no dia para compartilhar e saber como está cada um. Se você já não convive com sua família, trate de chamá-los frequentemente e gere um espaço para ir visitá-los. Deixe eles saberem que você sempre está pensando neles.
  • Não critique. Se existe algo que um familiar está fazendo e você não gosta, busque a maneira de falar isso sem que pareça uma crítica. Quando você critica um familiar ou um amigo, gera uma resistência que termina se transformando numa barreira intransponível para poder ajudar ou aportar alguma opinião.
  • Celebre as conquistas pessoais. Parabenize seus familiares quando tenham conquistado algo que considerem importante. É um bom gesto e demonstra que você tem interesse nas suas vidas.
  • Mantenha uma comunicação fluida. Se quiser evitar que a sua família se meta em assuntos que você não quer, mantenha-os informados de como vão as coisas na sua vida e os manterá tranquilos.
  • Compartilhe alguma atividade em conjunto. Está demonstrado que compartilhar atividades com a família fortalece as relações e melhora a comunicação familiar.

Familia

Outras ferramentas para melhorar as relações

Existem outras formas de melhorar as relações de forma mais específica na família.

  • Melhorar as relações com os filhos: conheça alguns conselhos que te ajudarão a conhecer mais seus filhos para fortalecer o vínculo com eles.
  • Melhorar a relação com seus sogros: se existe uma relação que geralmente é complicada é com os sogros. Conheça alguns conselhos que te ajudarão a evitar problemas e se levar bem com eles.

Como é sua relação com a família?

Gráfico da enquete: Como é sua relação com a família?

Muito boa. Eu me levo muito bem com a minha família.

40

Boa. Eu me levo bem com a minha família.

34

Regular. Eu não me levo muito bem com a minha família.

29

Ruim. Eu me levo bastante mal com a minha família.

22





Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "Dicas eficazes para melhorar as relações familiares"

Comente no Google+