Programa econômico para emagrecer

Perder peso utilizando variáveis econômicas

Uma equipe de cientistas da Universidade de Santiago de Compostela (USC) realizou um estudo em que propõe um programa para perder peso utilizando variáveis econômicas, que poderiam complementar as clássicas prescrições médicas.

Historicamente se associou a obesidade com um problema exclusivamente médico e nunca se abordou ela a partir de uma perspectiva social. Maria Luz Loureiro, investigadora principal do projeto, diz que os hábitos que incentivam a obesidade se herdam e isso se deve a circunstâncias econômicas.

O projeto dos investigadores propõe mecanismos de regulação que se podem aplicar para diminuir o consumo de calorias e aumentar a atividade física que as pessoas realizam.

Por exemplo, nos países nórdicos se proibiu a propaganda de alimentos com alto conteúdo de gordura e açúcares, próprios da dieta infantil, na franja horária destinada à crianças e adolescentes.

A aplicação de um imposto alto ao chocolate e o açúcar é outra das medidas econômicas possíveis a adotar, como ocorreu com o tabaco, decisão destinada a desestimular o consumo.

A ideia do grupo da Universidade de Santiago é tentar utilizar outras variáveis que afetem o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade, como o salário, a renda familiar, os preços. Por exemplo, se opta por alimentos hipercalóricos processados porque são mais baratos e se podem cozinhar com menos elaboração.

Portanto, o controle do sobrepeso e a obesidade pode ser também uma questão econômica e regulada por esses fatores, de maneira a complementar as variáveis médicas com base na promoção da saúde.


Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "Programa econômico para emagrecer"

Comente no Google+