13 ideias para decorar festas temáticas japonesas

Alguns conselhos para fazer uma perfeita festa nipônica

Quer fazer uma festa de temática japonesa? Pois então estes conselhos vão ir muito bem. É que aqui você vai encontrar algumas dicas que farão que sua celebração seja um verdadeiro sucesso e não falte nada. Não perca!

A cultura japonesa é tão rica e diferente à ocidental que chama muito a atenção por estes lares. A tranquilidade, o respeito e os bons costumes são algumas das características gerais desta cultura tão exótica. Isto se reflete no seu estilo de vida, sua arte, construções, até na decoração da casa e no seu costado culinário.

O animé, os clássicos gravados e sua forma de escritura são algumas das partes desta cultura que mais chamam a atenção e que chegam a transformar em fanáticos a muitos no resto do planeta. E todas estas coisas podem estar presentes numa boa festa!

Conselhos e ideias para fazer uma festa temática japonesa

Convites

Se você quer preparar uma festa temática japonesa, há muitas dicas que você pode levar em conta e tudo começa a partir dos convites.

  • As cores prediletas da arte impressa japonesa (entre outras) são o vermelho, preto, branco e dourado. Você pode consultar um especialista em japonês e escrever os nomes com um pincel ou pluma com sua clássica caligrafia, você também pode decorar o convite com uma árvore da cerejeira, chamada sakura, ou uma geisha, ambos símbolos da cultura japonesa.
  • O convite pode simular um papiro e estar enrolada ou então num envelope com uma decoração com os clássicos palitinhos.
  • Você também pode optar por uma alternativa mais original como um leque impresso, esta ideia é muito bonita e com certeza seus convidados o guardarão ou usarão como enfeite na sua casa.

Ambientação

  • Para ambientar o espaço da festa, é preferível escolher um quarto sem muitos móveis ou mexer os que tenha para ter um espaço limpo e tranquilo.
  • Você pode colocar biombos e algumas lâmpadas japonesas de papel, assim como quadros de ukiyo-e (estampas japonesas), um dos mais conhecidos é o da grande onda. Também pode colocar leques e grandes papéis brancos nas paredes, acompanhados de tinta chinesa e pincéis para que seus convidados pratiquem caligrafia japonesa como um entretenimento da festa.
  • Algo muito importante na hora de organizar sua festa estilo oriental é se esquecer das cadeiras e mesas que você usa cotidianamente e trocá-las por almofadões e mesas de centro para dar um toque especial e oriental à sua comida.

Musicalização

  • Musicalize a noite com música tradicional relaxante japonesa para a hora de comer, com suas clássicas flautas de meditação ou tambores para receber os convidados e na hora da comida.
  • Quando começar a hora da diversão você pode optar por um karaokê, um costume muito difundido no Japão para passar um momento de distensão, principalmente entre os ocupados trabalhadores de escritório depois de um dia de trabalho. Você também pode destinar um espaço para realizar o tradicional origami, pode fazer borboletas e flores com esta técnica tradicional.

Comidas e bebidas

  • Os aperitivos são outro aspecto essencial da festa, já que é uma parte muito importante da cultura japonesa. O arroz é um ingrediente que não pode faltar, como a alga nori, especialmente num prato tão delicioso e gourmet como o sushi.
  • Você também não deve se esquecer da cerimônia do chá, tão importante na cultura nipônica, que tem uma história muito particular e ligada a um momento especial para saborear e desfrutar; na qual devem ser seguidos alguns passos e utilizar elementos especiais para tornar esse momento único e inesquecível.
  • Lembre-se que você pode oferecer aos seus convidados diversas variedades de chá, como o chá verde ban-chá, o senchá ou o genmaicha, típicos desse país.

Souvenirs

  • E como souvenir, não se esqueça de entregar algum amuleto da boa sorte como os Maneki-neko (o conhecido gato da sorte), Omamori ou Daruma.

Não se esqueça dar uma olhada em alguns conselhos para organizar um casamento no estilo oriental.

Te verde

Com certeza você vai colocar em prática estas ótimas sugestões!

Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "13 ideias para decorar festas temáticas japonesas"

Comente no Google+