Características das crianças de 3 anos

Características de uma criança de três anos

As características das crianças de 3 anos oferecem uma pauta do seu desenvolvimento cognitivo. Mas uma criança de três anos apresenta determinadas particularidades com relação ao seu desenvolvimento emocional. Conheça elas para esclarecer esta etapa de crescimento da criança.

Neste artigo detalha-se o mais importante com relação às características das crianças de 3 anos de idade. Uma criança de três anos, desde o ponto de vista do seu desenvolvimento e crescimento cognitiva encontra-se na etapa que o Piaget chamou pré-operatória. Até aos dois anos esteve na etapa sensório-motor.

Foi nesta primeira etapa sensório-motor que começou a conhecer o mundo, graças aos sentidos e a manipulação dos objetos que a rodeiam. A partir dos dois anos é quando a criança começa uma etapa cognitiva mais avançada, que ao chegar aos três anos estará integrando essas experiências sensoriais e motrizes, dentro do esquema de conhecimentos básicos.

A criança estará aprendendo em base a experiências que lhe oferecem satisfação e tentará repeti-las para repetir esse prazer. Um exemplo disso é quando a criança com gestos ou sorrisos pede que se realizar de novo uma coisa que lhe causa satisfação. Por exemplo, levantá-lo nos braços e levantá-lo de modo vertiginoso.

Desde o ponto de vista afetivo a criança vai chegar aos três anos ao triângulo mãe - pai - filho, o que o Sigmund Freud chamou a etapa do Complexo de Édipo. Até aos cinco anos estende a etapa edipica, após a qual a criança entra na cultura de modo simbólico, mas estruturando a sua personalidade.

É assim como a criança de três anos começará a juntar-se mais com a sua mãe no caso do menino e ao seu pai no caso da criança. De algum modo vai preferir a um deles conforme ao caso e vai competir com o pai ou a mãe pelo amor do seu mãe/pai. Ao mesmo tempo, vai-se identificar com o seu pai ou a sua mãe, como modelo para poder conquistar à sua mãe ou pai.

Como indicava nos artigos anteriores os limites que a realidade e especialmente, os seus pais impõem, operam com resolução ao conflito do complexo de Édipo e a criança consegue uma estrutura de personalidade acorde com a sociedade ocidental. Em total, estas são as características mais importantes que terá uma criança de três anos.


IMPORTANTE: A missão do "Características das crianças de 3 anos" é te ajudar a estar informado. NUNCA substitua a consulta médica.

3 comentários no "Características das crianças de 3 anos"

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia
¡Carregando comentários!

wanderlan ...

muito bom muito produtivos

0

4 de Jul, 2015 - 00:07:10

wanderlan ...

muito bom muito produtivos

0

4 de Jul, 2015 - 00:09:26

wanderlan ...

muito bom muito produtivos

0

4 de Jul, 2015 - 00:09:50

Escreva seu comentário sobre "Características das crianças de 3 anos"

Comente no Google+