Acalme sua ira com a caixa dos prazeres

Uma excelente forma de relaxar um pouco

Quer relaxaar um pouco com a caixa dos prazeres? Pois é uma excelente ideia para esses dias em que não tem jeito de acabar com essa ira que te invade. Que tal experimentá-la?

Qualquer um pode ter um momento de ira, dessa inevitável, que muitas vezes pode levar a ter problemas com os outros por não controlá-la. Pode parecer difícil, às vezes impossível se tranquilizar. É que quando você se zanga, enfurece, todo seu corpo muda, seu ritmo cardíaco aumenta, assim como a pressão arterial, sua expressão facial se modifica, ficando tensa… É um momento bastante desagradável.

Você pode acalmar sua ira com a caixa dos prazeres. Mas o que é? Uma caixa dos prazeres é um projeto sensorial originalmente criado para crianças inquietas. Entretanto é facilmente adaptável para adultos. Em primeiro lugar, a natureza lúdica deste truque faz que você se conecte a essa etapa. Ao mesmo tempo que desfrutar de vários elementos te ajudará a baixar a tensão.

O que você pode ter dentro de uma caixa de prazeres

Em primeiro lugar, escolha uma caixa, pode ser de papelão, madeira, plástico ou o material que mais gostar. O ideal é que você escolha uma que goste, até pode decorá-la no seu estilo. Em seguida vem o mais importante, “os prazeres”. Pode escolher os que mais gostar e sentir que funcionem melhor, é importante utilizar seus sentidos.

  • Bola antiestresse. Estas bolinhas são muito populares, talvez até já tenha uma na sua casa. Pode utilizá-la para realizar alguns exercícios com suas mãos ou só para brincar. A atividade nas suas mãos te ajudará a extravasar a raiva.
  • Um caleidóscopio. Um caleidóscopio é um brinquedo muito simples de realizar e que você também pode comprar. Ajudará sua mente a escapar um pouco da realidade que te tem zangado com suas formas, cores e movimentos únicos.
  • Sons relaxantes. Escolha os sons que mais gostar, podem ser de instrumentos, da naturaleza ou cantos. Não importa quais sejam, mas sim que te agradem e ajudem a relaxar. O objeto em si pode ser um cd ou um reprodutor de mp3, assim como, no caso de não ter nenhum dos dois, você pode colocar a música no computador na hora do relaxamento. Você pode usar ou não fones.
  • Massageador. Não precisa falar muito sobre um massageador. Ajuda a relaxar seus músculos e sua utilização cria um momento único. Se você não tem um, também pode fazer automassagens ou pedir ajuda a alguém.
  • Um cobertor. Embora não seja indispensável, um cobertor é um bom artigo para deitar, se dar calor e descansar enquanto escuta música tranquila.
  • Incensos, aromatizantes, velas. Escolha o aroma que mais gostar, a flor de laranjeira, camomila, baunilha, jasmim, rosas, coco e lavanda, são algumas das essências mais escolhidas na hora do relaxamento.
  • Papel e lápis. Algumas folhas, lápis, caneta ou outros elementos são necessários para anotar o que sente. Use-o como um diário íntimo. Escreva seus sentimentos quando começar a sentir ira, e vá detalhando as mudanças à medida que usa esta terapia. Não economize palavras, você pode usar desenhos ou outras imagens. Este processo criativo é muito produtivo, te ajudará a liberar sua mente e pensar duas vezes as coisas. Você pode incluir revistas e papéis coloridos para criar collages também ;).
  • Brinquedos. Você também pode adicionar brinquedos como o cubo mágico, cubo fantasma, palavras cruzadas, sopas de letras, etc.

Como se usa a caixa dos prazeres

Você já sabe o que é uma caixa dos prazeres, mas como se usa? Você pode usá-la quando quiser, tenha ira ou não. Algumas pessoas escolhem usá-la todas as noites e anotar seus sentimentos na agenda.

Se você a usar quando sente ira, é importante que se lembre disso, anote tudo o que sente, logo relaxe e curta um momento diferente com os jogos que incluiu. Volte a anotar seus sentimentos.

Da próxima vez que se sinta zangado, leia esta última parte e verá que sua mente aos poucos irá mudando, e poderá superar esses momentos de ira que tão mal fazem a você e ao seu entorno.

Velas

Outras formas de combater a ira

Obviamente, esta não é mais do que uma forma de complementar outras técnicas e também um alívio temporário para essa ira que te ataca cada certo tempo. Desde já, você pode experimentar algumas outras coisas.

  • Com respiração. Um rápido exercício de respiração, que você deve ter bem aprendido para esses momentos de ira, pode te ajudar em boa forma para evitar passar um momento ruim.
  • Com tai-chi. Esta técnica oriental pode ser muito boa para controlar a ira. Segundo ela, esta se acumula no fígado e se pode administrar através de alguns exercícios.
  • Com outros truques. Tratar de mudar para um pensamento positivo ou identificar as causas da ira são apenas duas formas que você tem de enfrentar este problema tão recorrente.

O que você colocaria na sua caixa dos prazeres?

Gráfico da enquete: O que você colocaria na sua caixa dos prazeres?

Chocolates

184/48

Vinho

49/74

Um filme

127/31

Música

159/7

Outros

110/8

Você já tem uma? Conte-nos!




Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "Acalme sua ira com a caixa dos prazeres"

Comente no Google+