Que é a chia?

Para que serve a chia?

A chia é uma semente de origem americana que desde a antiguidade foi consumida não só por suas propriedades nutricionais mas também por suas propriedades medicinais. Por isso é interessante saber: o que é a chia? E para que serve?

Nos últimos tempos as sementes, especialmente a chia, ganharam importância graças aos nutrientes que contém, e como estes agem sobre o organismo; outorgando propriedades medicinais.

O que é a chia e como se usa?

A chia ou Sálvia Hispânica é uma planta originária do continente americano, mais especificamente do México. Esta semente é conhecida desde 3500 a.C., não só por suas propriedades nutricionais, mas também por suas propriedades medicinais.

Estas sementes formavam parte da alimentação dos guerreiros, por ser um dos alimentos mais completos e nutritivos. A semente de chia é rica em antioxidantes, fibra, proteínas e ácidos graxos ômega 3.

Para consumir a chia, antes você deve ativá-la. Neste vídeo você pode ver como fazê-lo.

Para que serve a chia?

  • Ajuda a emagrecer. As sementes de chia reduzem a absorção de certas substâncias nocivas e aumenta a saciedade, devido a sua alta porcentagem de fibra, tanto solúvel (4.84 g/100 g) como insolúvel (16.20 g/100 g). Estes são benefícios essenciais se você está buscando emagrecer. Neste vídeo você pode ver como a chia ajuda a perder peso.
  • Reduzem o colesterol e triglicérides no sangue. Estas sementes contêm ácidos ômega 3 (29.8% das gorduras totais) e ácidos ômega 6 (2.2% da totalidade das gorduras). Este conteúdo de gorduras insaturadas é muito importante, não só porque protege seu sistema cardiovascular, mas também porque a proporção de ambas as gorduras mantêm uma relação adequada e saudável.
  • Ajuda a tratar naturalmente a anemia, devido a que contém ferro. Para aproveitar os benefícios deste mineral é essencial consumir algum a chia junto com algum alimento que contenha vitamina C, para aumentar sua absorção.
  • Reduz a probabilidade de sofrer de doenças degenerativas, como câncer, dislipidemias, problemas nervosos. Isto se deve a que é um antioxidante natural, já que contém magnésio, zinco, manganês e complexo de vitamina B que melhoram a atividade das suas células.

Se você consome sementes de chia habitualmente, talvez tenha alguma receita com sementes de chia para compartilhar.

Compartilhe sua receita



Se não tem nenhuma receita, ou então se quer aprender novas, não perca este vídeo.

Por todas estas razões, se tiver sementes de chia à mão você pode incorporá-las à sua dieta habitual, e obter todos os seus benefícios medicinais.

De que maneira você prefere consumir chia?

Gráfico da enquete: De que maneira você prefere consumir chia?

Gel de chia

45/53

Água de chia

218/17

Brotos de chia

25/33

Óleo de chia

29/33

Farinha de chia

27/20

Sementes de chia

139/6

Suplementos de chia

30/25





IMPORTANTE: A missão do "Que é a chia?" é te ajudar a estar informado. NUNCA substitua a consulta médica.

Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "Que é a chia?"

Comente no Google+