Como preparar o chá rooibos

Como tomar o chá rooibos

Esta infusão de origem sul-africana chamada rooibos, que é um habitual substituto do chá vermelho por suas propriedades similares, pode ser bebida de muitas maneiras, sem que se prejudique seu sabor nem suas propriedades. Simplesmente quente, frio, com leite, açúcar ou limão.

O rooibos é um produto único de uma região única e misteriosa. A planta é originária da região Cedarberg, ao noroeste da Cidade do Cabo, na África do Sul.

As comunidades locais estiveram utilizando para fazer chá durante séculos. Este é o único lugar do mundo onde a planta do rooibos cresce naturalmente. Seu nome científico é Aspalathus linearis.

Os verões cálidos e secos da região, somados às chuvas típicas do inverno e a um solo de areia grossa, são ideais para o crescimento desta planta.

Hoje em dia existem outros lugares onde se cultiva o chá rooibos. Clanwilliam, Graafwater, Citrusdal, Van Rhynsdorp, Nieuwoudtsville e Wupperthal são algumas das cidades produtoras na África do Sul.

Na realidade, o rooibos não é um verdadeiro chá, pois não provém da Camelia sinensis. Portanto, a bebida feita das folhas secas da planta é uma infusão de ervas em vez de um chá, mas é popularmente conhecido como o chá rooibos.

É que esta bebida possui um sabor e aroma muito particular. O sabor pode ser descrito como ligeiramente doce e afrutado. Possui uma forte cor avermelhada, resultado do processo de oxidação ao que é submetido, provocada pelas enzimas naturais da planta.

O chá rooibos é um produto puro e natural já que não contém corantes, aditivos ou conservantes.

Quer preparar um delicioso chá rooibos?

Siga estes simples passos:

  • O chá rooibos se prepara habitualmente como qualquer infusão.
  • Você simplesmente tem que deixar que a água ferva, adicionar no bule e logo introduzir o saquinho ou os pauzinhos que quiser preparar.
  • Deixe-o repousar alguns minutos.
  • Logo você não deve ter problemas se estiver interessado em acrescentar alguma outra coisa para mudar seu sabor.
  • O rooibos pode desagradar muitas pessoas por seu sabor terroso, algo similar ao do chá mas com outro toque. Pois então você não deve hesitar em experimentá--lo com um pouco de açúcar, edulcorante, leite, limão ou até inclusive bebê-lo frio, se assim preferir.

Na África do Sul, lugar de onde é originário o rooibos, inclusive se for usado na hora de cozinhar, devido às suas várias e excelentes propriedades. É por isso que se substitui, por exemplo, a água por esta infusão em determinadas preparações culinárias.

Atualmente pode ser encontrado como chá sozinho ou com sabor, em folhas soltas ou em saquinhos de chá. Frequentemente é misturado com outras plantas.

Em muitos países o chá rooibos se desfruta como uma bebida quente ou fria, sem leite que às vezes é adoçada. Por outro lado, muitos sul-africanos desfrutam do rooibos como uma bebida quente com leite, adoçada com açúcar ou mel.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre este misterioso chá, o que está esperando para prepará-lo?

Com que frequência você toma chá rooibos?

Gráfico da enquete: Com que frequência você toma chá rooibos?

Todos os dias

108

Dia sim, dia não

19

Duas ou três vezes por semana

21

Nos fins de semana

2

Por que você o bebe?




Nenhum comentário

Você pode comentar no Facebook e no Google +, ou se preferir fazê-lo de forma anônima no nosso sistema de comentários

Comente no Facebook
Comente na Innatia

Escreva seu comentário sobre "Como preparar o chá rooibos"

Comente no Google+